Notícias locais

12 de abril de 2019

Chocolate na Páscoa: como inovar no consumo?


Docentes do Senac Taubaté dão dicas para surpreender na sobremesa

No feriado de Páscoa, o chocolate toma conta dos lares. E os docentes do Senac Taubaté, Ricardo Amancio e Marilia Croce, dão dicas de como levar essa iguaria à mesa em formatos que vão além das barras e dos ovos de chocolate.

Panquecas

Para acompanhar panquecas, o ideal é fazer uma calda com o chocolate e servir à parte na mesa. Assim, cada convidado colocará a quantidade a seu gosto. Para isso, basta derreter um chocolate amargo ou meio amargo e acrescentar a mesma medida de creme de leite. Dessa forma, terá uma calda equilibrada em doçura e com sabor proeminente de cacau.

Mousses e tortas

Ao utilizar chocolate em receitas de mousse e tortas, trabalhe, preferencialmente, com chocolates com maior percentual de cacau, visto que as receitas, muitas vezes, já contêm açúcar. Para decorar, aposte em chocolate em raspas ou cacau em pó.

Brigadeiros e cupcakes

Quando utilizar chocolate nos brigadeiros, o ideal é acrescentá-lo apenas ao final do preparo, evitando a pré-cristalização da massa. Já nos cupcakes, a utilização é bem versátil. Se derretido, pode ser utilizado na massa; se incorporado ao creme de leite (em proporção de 2 partes de chocolate para 1 de creme de leite – formando a famosa ganache), origina uma cobertura extremamente saborosa e delicada.

Bolos e brownies

Para a calda, o chocolate pode ser derretido ou utilizado em pedaços na massa, entre outras opções. Como ganache, torna-se uma excelente cobertura e recheio. Já no brownie, o chocolate é o protagonista. Derretido e em proporções maiores, é o ingrediente principal para um brownie denso e úmido. Ideal para uma linda sobremesa de Páscoa. Nesse caso, acompanhado de sorvete – de chocolate, é claro.

            Cursos na área

            O Senac Taubaté oferta diversos cursos na área da gastronomia que envolvem o uso de chocolates, como Brigadeiro GourmetBolos e Tortas, Formação Básica em Confeitaria, Doces Finos para Festas, Cupcakes e Cake Design.

            Para obter mais informações e se inscrever nos cursos, basta acessar o Portal Senac www.sp.senac.br/taubate.

Voltar para Notícias