Notícias locais

5 de julho de 2018

Canal de empreendedorismo do Sincovat ultrapassa 1 milhão de visualizações


Há sete anos, entidade mostra os destaques sobre os negócios da região

Muito além de boas ideias. Há sete anos, a equipe de jornalismo do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) busca histórias inspiradoras de pessoas com disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios na região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo.

 Com mais de 800 vídeos, o canal do Youtube da entidade já mostrou culturas, costumes e habilidades diversas, além de manter os empresários bem informados sobre as notícias do comércio, do empreendedorismo e da economia regional. “A apresentação dos empreendimentos podem mostrar outras possibilidades para os comerciantes. Pode contribuir para o crescimento do mercado”, explica Ednelson Prado, professor de Gestão de Comunicação Digital da Unifatea (Universidade de Lorena).

 Já foram milhares de quilômetros e dezenas de cidades percorridas durante esses anos. Hoje, ao todo, as visualizações ultrapassam 1 milhão, seguidas de 2 milhões de minutos assistidos, em 119 países. “Quando a gente visualiza que o material tem uma audiência significativa, percebe-se que o conteúdo está indo de encontro ao expectador. O caminho escolhido pela TV Sincovat tem sido vitorioso”, comenta Ednelson.

 Entre as histórias contadas pelo canal, está a reportagem com a confeiteira Vanessa Guisard, da cidade de Taubaté. Uma brincadeira que acabou se tornando em sua renda principal. Entrar no mercado de doces finos foi uma alternativa para sair da crise. O vídeo, que foi ao ar pela TV Band Vale, emissora que exibe o programa desde julho de 2011, é a mais visto no canal, com mais de 230 mil acessos.

 Em Pindamonhangaba, O jovem Wesley Gonzaga transformou a vida de sua família. Os pais vendiam pipocas em um carinho comum, em uma praça. Então, as ideias surgiram e o Wesley decidiu chamar a atenção dos clientes e optou pela “gourmetização”. Surgiu o food-truck de pipocas gourmet. A reportagem, exibida em agosto de 2017 ultrapassa as 110 mil visualizações.

 Do outro lado da cidade, aproveitando a “onda” com o sucesso das comidas “gourmetizadas”, Val Torchio deixou o trabalho de garçonete para se tornar proprietária da Chez Churros, transformando o produto tradicional em verdadeiras delícias gourmet. A reportagem já alcançou mais de 66 mil visualizações.

 Com habilidades artísticas em desenvolver moldes e muita fé em Nossa Senhora Aparecida, o artesão David Eugênio Soares, da cidade de Potim, montou uma fábrica de imagens de gesso da santa. São produzidos mais de 3 mil moldes por semana vendidas para todo o Brasil. Hoje, o vídeo possui mais de 56 mil acessos na internet.

 E por falar em arte, em Santo Antônio do Pinhal, Roberto Camargo e Robertinho Filho começaram a entalhar placas de madeira. Uma brincadeira no quintal da casa da família que se tornou um verdadeiro empreendimento. A reportagem já ultrapassou as 22 mil visualizações.

 Em Lagoinha, o empreendedor José Dárcio Oliveira, investiu em um negócio sustentável. Mais de 66 mil internautas já assistiram o artesão transformar madeiras recicladas em móveis rústicos.

 Dentre tantos exemplos de incríveis histórias que incentivam de alguma forma a economia local, todas já marcam a história da TV Sincovat.

 “Muito mais que números, os vídeos em nosso canal somam experiências, trajetórias e servem de exemplo ou inspiração para quem quer empreender. Mostram que é possível alcançar sonhos, transformar projetos em realidade, converter habilidades em negócios”, comenta Alexandre Andrade, jornalista responsável pelas reportagens.

Voltar para Notícias